Skip to content

Equipe

A UFPE é uma IES Global designada pela SEED/MEC para a realizar a formação dos multiplicadores e professores, a avaliação e a pesquisa do Programa UCA. A equipe é formada por professores da UFPE, colaboradores, mestrandos e graduandos envolvidos com a pesquisa na área.

Sergio Paulino Abranches (Coordenador do Programa UCA-PE)

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982) , especialização em Fundamentos de Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) , mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática e educação, novas tecnologias e educação.

Currículo Lattes

Paulo Gileno Cysneiros (Professor-pesquisador)

Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1968); Mestre (M.Sc) em Educação pela Michigan State University (1972); Doutor (Ph.D.) em Psicologia Educacional pela Syracuse University (1979). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de 1979 a 1996. Professor Visitante da Universidade Federal da Paraíba de 1997 a 2000. Professor Visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Ceará) 2001 a 2003. Professor da Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Aracaju, Sergipe) em 2006. Professor do Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação em EAD (parceria Universidade Federal do Ceará UFC – e Universidade Norte do Paraná Unopar) até 2009. Pesquisado Associado do Projeto Liber – Depto de Ciência da Informação da UFPE. Nas últimas três décadas tem se dedicado ao ensino e pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Formação de Professores para uso de Novas Tecnologias; Gestão de Tecnologias na Educação; Educação à Distância. Representante do Brasil na Red Iberoamericana de Informática Educativa (RIBIE). Membro do Comitê Pedagógico do Projeto Um Computador por Aluno, do Ministério da Educação do Brasil (Secretaria de Educação à Distância) 2007-2009.

Currículo Lattes

Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho (Professora-pesquisadora)

Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Professora (Adjunto I) da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação a distância, redes sociais, hipertexto, inclusão digital, aprendizagem em rede e o uso de tecnologias na formação de professores.

Currículo Lattes

Rogério da Silva Ignácio (Professor-pesquisador)

Atualmente é professor de Matemática do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002).

Currículo Lattes


Dagmar Heil Pocrifka (Bolsista/Mestrado)

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995)e especialização em Informática Educacional (PUC 1996). Atualmente coorderna propostas pedagógicas utilizando Tecnologia nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (Robótica, Linguagem Logo, Internet Pedagógica, Softwares Educacionais, LEGO, Portal Educacional). Coordena equipes de robótica,que participam de torneios regionais e nacionais.

Currículo Lattes

Lucia Valle (Bolsista/Mestrado)

Professora desde 1991, com experiência desde o Ensino Fundamental, passando pelo EJA até o Ensino Superior. Atualmente, é professora tutora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no curso de Pedagogia, aluna regular do Mestrado em Educação Matemática e Tecnológia da UFPE e professora pesquisadora do Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Especialista em Formação de Educadores (UFRPE). Possui graduação em Pedagogia.

Kátia Cilene da Silva (Professora-pesquisadora da equipe de avaliação)

Graduada em Informática pela Universidade da Região da Campanha, em 1997; com especialização em Ciência da Computação URCamp/UFRGS, em 1999, e Gestão Educacional pela URCamp/UFSM, em 2003. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica – UFPE, em 2010. Em Instituições de Ensino Superior, apresenta experiência profissional na Faculdade da Região da Campanha – URCAMP de Bagé-RS e de Alegrete-RS, na Faculdade de Filosofia Ciências e Artes de Caruaru – FAFICA, e na Faculdade dos Guararapes – FG. Em cursos de Pós-graduação Latu Sensu, possui experiência no Curso de Especialização em Engenharia de Software, da FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru). Atuou como Diretora dos Cursos Superiores Tecnológicos de Redes de Computadores e de Gestão de Tecnologia da Informação da Faculdade dos Guararapes, , de janeiro de 2007 a fevereiro de 2008, sendo responsável pela implantação destes, autorizados pelo MEC em dezembro de 2007. Ministrou diversos cursos de extensão na área de computação e informática em instituições como SENAC RS e Instituto Argentino de Computação IAC. Em EAD, possui experiência na Universidade Aberta do Brasil – UAB, tendo atuado como tutora virtual no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, nas disciplinas de Introdução a Educação a Distância e Laboratório de Informática; bem como nos cursos profissionalizantes da Secretaria de Meio Ambiente e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Sectma, atuando como professora executora da disciplina de inglês instrumental e como professora autora (conteudista) da disciplina de Educação a distância e informática, produzindo material didático impresso, vídeo-aulas e atividades para o ambiente virtual. Como designer instrucional, foi responsável de implementação, na plataforma Moodle, do Módulo de Ensinagem na Docência online: um olhar à luz das coreografias didáticas, na Pesquisa Interinstitucional Formação para docência online Coordenado pelo professor Marco Silva UNESA.

Currículo Lattes

Adilza Gomes da Cunha Silva (Bolsista Avaliação/Mestrado)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Possui pós-graduação em Novas Linguagens de Ensino com Enfâse nas Novas Tecnologias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005) e em Tecnologia na Educação pela Pontifiícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora do ensino fundamental, concursada da Prefeitura Municipal de Recife. Já exerceu a função de coordenadora pedagógica e atualmente trabalha como técnica-pgagógica da Secretaria de Educação do Recife, desempenhando a função de acompanhamento escolar. Atuou como tutora presencial em EAD no curso Gênero e Diversidade na Escola, promovido pela UFPE/UAB. Está cursando o Mestado em Educação Matemática e Tecnologia – EDUMATEC/UFPE.

Currículo Lattes

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: